Início do Povoado
O Município de Vila Propício teve seu início em meados de 1950, quando o agrimensor e proprietário de terras da região Luis Caiado de Godoi resolveu construir uma escola e comercializar a produção de alimentos. A partir daí, criou-se um loteamento, em cerca de 5 alqueires de terras, Por volta de 1951, a família de Joaquim Propício de Pina resolveu construir escola e comercializar a produção de alimentos, sobre o qual teve início o povoado de Vila Propício. Ele não era o único interessado em começar um povoado no local, um grupo de imigrantes baianos, mineiros e proprietários de terra, acompanharam o agrimensor nessa tarefa.
Luis Caiado de Godoi passou, reconhecido como fundador de Vila Propício anos de sua vida, viajando por essa região, a escolha do lugar, foi devido as terras serem bastante produtivas.
Origem do nome
O Nome de Vila Propício é uma homenagem do fundador do povoado Luis Caiado de Godoi ao seu sogro Joaquim Propício de Pina o "Mestre Propício, como era conhecido por todos. Mestre Propício era professor, comerciante, músico, escrivão e Secretário, e contribuiu muito para o crescimento do nosso Município, fazendo jus ao nome Vila Propício.
Distrito criado com a denominação de Vila Propício, pelo decreto-lei municipal nº 16, de 16-10-1965, subordinado ao município de Pirenópolis.
Em divisão territorial datada de janeiro de 1979, o distrito figura no município de Pirenópolis.
Elevado à categoria de município com a denominação de Vila Propício, pela lei estadual nº 12804, de 27-12-1995, desmembrado de Pirenópolis. Sede no antigo distrito de Vila Propício. Constituído do distrito sede. Instalado em 01 de janeiro de 1997.
Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: www.citybrazil.com.br e o Livro: A história de Vila Propício